Marcas de arquitetura: como criar uma comunicação autêntica?
- agência PUCO
- 28 de mai.
- 3 min de leitura
Muitos arquitetos talentosos perdem oportunidades por não conseguirem traduzir o valor do seu trabalho de forma clara e atrativa em seus canais de comunicação. Ele pode criar o projeto mais criativo do mundo, mas se não souber comunicar, as pessoas não vão perceber.
Neste post do blog, vamos falar sobre como a comunicação autêntica para marcas da arquitetura pode ser uma estratégia fundamental na hora de destacar o seu trabalho em um mercado tão competitivo.
Os principais desafios de comunicação das marcas de arquitetura
Empreender pode ser inspirador e desafiador ao mesmo tempo. Quando a marca carrega o nosso próprio nome, tudo fica ainda mais pessoal e, por isso mesmo, mais difícil de separar o que é da marca e o que é da pessoa.
Na hora de comunicar o próprio trabalho, surgem dúvidas e inseguranças:
“Será que estou sendo muito profissional ou informal?”“Estou me expondo ou me posicionando?”“Preciso falar como “marca” ou como “eu”?”
A verdade é que na comunicação de uma marca da arquitetura, onde o olhar criativo é parte do seu diferencial, é preciso aprender a equilibrar a personalidade com estratégia. Afinal de contas, as pessoas querem se conectar com outras pessoas e você precisa estar ali.
O que é a comunicação autêntica para marcas de arquitetura?
Construir uma marca de arquitetura não é só escolher uma paleta de cores bonita ou ter um feed cheio de projetos nas redes sociais. É sobre expressar quem você é como profissional e o que você acredita em cada detalhe da sua comunicação.
É como vestir a camiseta da sua marca todos os dias, você comunica não apenas o que faz, mas por que faz, o que te inspira e que tipo de experiência entrega com o seu trabalho.
Imagine dois arquitetos:
| O primeiro é apaixonado por arquitetura clássica, restauração de casarões e valorização da história dos espaços.
| O segundo é especializado em arquitetura contemporânea, com projetos minimalistas, sustentáveis e integrados com a natureza.
Os dois arquitetos são ótimos profissionais, mas se ambos usarem a mesma identidade visual, tom de voz e conteúdos nas redes sociais, provavelmente as suas essências estão escondidas atrás da necessidade de fazer o que todos estão fazendo. Consegue perceber?
A comunicação autêntica para marcas de arquitetura começa entendendo quem você é como arquiteto, expressando tudo isso no jeito de escrever, nas cores que escolhe, nas fotos que publica, nos eventos que participa e nos temas que escolhe falar.
Vamos refletir?
| Quem são as pessoas que você quer impactar com a sua arquitetura?
| O que elas valorizam: estética? conforto? inovação?
| Que estilo da arquitetura você mais se identifica e se inspira?
| Que sensações o seu trabalho transmite?
| Como você quer que a sua marca seja lembrada?
Agora pensa com a gente: você tem falado sobre isso nos seus canais de comunicação?
É nesse ponto que a comunicação com essência se torna essencial, como um autoconhecimento de marca e ela te ajuda a entender o que te torna único e é isso que vai gerar conexão com as pessoas.
Talvez você ainda não tenha parado para pensar nessas perguntas acima, pois realmente são complexas, mas essenciais para a sua marca.
A PUCO entra como uma parceira na sua comunicação, te ajudando a refletir, analisando qual é o momento da sua marca hoje, orientando sobre os próximos passos e direcionando sobre as ações que vão comunicar a sua essência.
Se esse texto fez sentido para você, manda uma mensagem pra gente. Vamos adorar saber mais sobre a sua marca e te ajudar a comunicar tudo o que ela representa.
Comentários